Veneno de aranha pode ser usado para curar vítimas de acidente vascular cerebral

O veneno da aranha mais mortífera da Austrália pode ser a chave para criar o primeiro tratamento do mundo para danos cerebrais causados ​​por um  derrame cerebral.

Uma proteína encontrada no veneno tóxico da  teia do funil foi encontrada para ajudar a prevenir danos às células cerebrais após o acidente vascular cerebral em ratos de laboratório, disseram cientistas.

Pesquisadores da Universidade de Queensland e da Universidade Monash capturaram três aranhas de funil, cuja picada pode matar humanos em 15 minutos, para um estudo.

Eles usaram pipetas para “ordenhar” as aranhas pelo veneno que analisaram, detectando uma proteína chamada Hi1a, que se assemelhava a duas cópias de outra substância química capaz de proteger as células cerebrais.

Os cientistas recriaram a proteína e a injetaram em ratos. Eles descobriram que bloqueia canais iônicos no cérebro que são sensíveis ao ácido e desempenham um papel importante no dano cerebral após derrames.

No estudo, publicado na revista Proceedings da National Academy of Sciences , eles descreveram o Hi1a como “altamente neuroprotetor” em modelos do que acontece quando alguém sofre um derrame causado por um coágulo sanguíneo.

“Hi1a ainda fornece alguma proteção para a região central do cérebro mais afetada pela privação de oxigênio, que é geralmente considerada irrecuperável devido à rápida morte celular causada por derrame”.

matheussinnis Autor

Analista de Sistemas, é formado em Técnico em Microinformática e graduando em Sistemas de Informação, fascinado por sites e blogs de entretenimento e já contribui com conteúdo para internet desde 2012 nesse nicho.